Tuesday, June 2, 2015

A velha pele de um dinossauro / A dinosaur's old skin


Andava eu pelo centro de Braga à procura dos participantes no 8º Encontro de Urban Sketchers Portugal Norte, quando olho de relance para um recanto de certa artéria, e me surpreendo com a visão da carroçaria, já muito estragada, de um velho eléctrico do Porto!
Um eléctrico do Porto no centro de Braga não é uma visão comum, pelo que não resisti a puxar do caderno para o desenhar.
Enquanto o fazia, reparei no número de frota, o 220, apercebendo-me com apreensão de que se tratava de um carro que, pelas minhas contas, ainda há poucos anos circulava. O que se teria passado para estar ali?
Já em casa, uma pesquisa em sites e fórums da especialidade trouxe afinal notícias boas: Não só o 220 ainda existe, como se encontra a circular e de boa saúde, tendo sido objecto de uma cuidadosa e demorada recuperação que implicou a construção de uma nova carroçaria de raiz uma vez que esta, pelo seu estado de desgaste, já não permitia qualquer restauro. Assim, aquilo que vira nessa tarde não era um eléctrico abandonado, mas tão-somente uma velha “pele” que, a exemplo de algumas criaturas na Natureza, foi largada para que o seu hospedeiro surgisse remoçado rumo a uma nova vida...
Apesar disso, olhando esta velha carcaça para ali perdida, não deixo de ter alguma pena. E quanto à razão para estar em Braga naquele sítio, isso já é história que não sei contar.
I was walking around central Braga looking for the 8th Urban Sketchers Portugal Norte Meeting group, when I glanced into a corner in a certain artery, and got surprised with the vision of a much battered body of an old Porto tram! 
A Porto tram in central Braga is not a common sight, so I could not resist to pull off my sketchbook. While sketching it, I looked into its fleet number, 220, aprehensively noticing this was a car that, by my accounts, was still on service just a few years ago. What should have happened for it to be there? 
Back at home, some research on specialized sites and forums brought me good news after all: Not only 220 still exists, but is on service and in a good shape, having been the object of a careful and time-consuming restoration that implied the total reconstruction from scratch of its body, the old one no longer being able for restoration due to its poor condition. So my vision on that afternoon wasn't of an abandoned tram, but just an old “skin” that, like some creatures in Nature, was left behind by its host for it to come out, rejuvenated, towards a new life... 
Even so, when looking to this old lost carcass, I can't help to feel sorry for it. And about the reason for being on that place in Braga... That's a story I can't tell. 

Nos anos noventa, quando era bem séria a possibilidade de os eléctricos no Porto acabarem definitivamente, fotografei-os com intensidade. Se fosse hoje, o mais certo seria ter usado um caderno em vez de máquina fotográfica, mas em todo caso sabia que deveria ter nos meus álbuns imagens deste mesmo carro em pleno funcionamento. Apesar deste blog privilegiar o desenho e aguarela, excepcionalmente achei que poderia partilhar algumas:
During the 90's, when the definite closure of Porto network was a serious possibility, I intensively photographed its trams. In current days, most surely would have used a sketchbook instead of a camera, but anyway I knew that should find in my albums some pictures of this same tram still at work. Despite this being a blog that favours sketching and watercolor, I thought that exceptionally could share some of them: 

Na rua do Ouro, Janeiro de 1993. Os eléctricos ainda aqui passam hoje, mas com um traçado diferente. O plátano já não existe.
Ouro street, January 1993. Trams still pass here today, but with a different layout. The plane tree is gone.

Avenida da Boavista, Janeiro de 1993, após uma batida num carro que saía do estacionamento. Sem danos.
Boavista avenue, January 1993, after hitting a car that was unparking. There was no damage.
 
Rua Brito Capelo em Matosinhos, Setembro de 1993, uma semana antes desta linha encerrar definitivamente.
Brito Capelo street in Matosinhos, September 1993, just a week before the final closure of this route.

Infante, Junho de 1994. A linha 1 era normalmente exclusiva dos carros maiores, mas parece que um dos guarda-freios em serviço nesse dia andava com problemas nas costas, e o 220 era dos poucos que possuíam posto de condução sentado.
Infante, June 1994. Route 1 was usually exclusive of larger bogie cars, but it seems that one of the motormen on service that day was having back issues, and 220 was one of the few trams with a seat on the driving post.

Praça de Lisboa, Dezembro de 1994. Esta zona vê hoje passar eléctricos com alguma frequência, embora não especificamente neste sítio.
Lisboa square, December 1994. Today, this area sees trams with some frequency, even if not specifically in this site.

Boavista, Abril de 1995: Era a maior rotunda do mundo com eléctricos... Já não é.
Boavista, April 1995: This was the word's largest tramway roundabout... Not anymore. 

E porque estamos em Braga, não podia terminar este post excepcionalmente longo – desculpem a maçada – sem evocar os eléctricos que esta cidade também teve, entre 1914 e 1963. Dessa pequena e pitoresca rede, mais modesta do que a sua congénere Portuense, nada foi infelizmente preservado, e os poucos vestígios que hoje subsistem em algumas ruas são muito difíceis de descortinar.
And because this is Braga, couldn't end this exceptionally long post – my apologies for the inconvenience – without an evocation of the trams this city also had, between 1914 and 1963. Unfortunately, from this small and picturesque network, much more modest than its Porto counterpart, nothing was preserved, and a few little vestiges that still remain in some streets are very difficult to be perceived.

2 comments:

abnose said...

Belo desenho, bela pesquisa, belo texto. Parabéns!

Paulo J. Mendes said...

Obrigado :)) Tenho pena de naquele tempo não ter o hábito de fazer desenhos no local, mas sempre fica um pequeno registo fotográfico para memória futura.
Um abraço!!